Definição do Tema

Definir um tema para o seu projeto de ciências é uma das etapas mais importantes na nossa jornada. O tema de sua pesquisa é o que você irá estudar.
ilustração com dois cientistas olhando tocando o microscópio, com livros e um tubo de ensaio como cenário, eles estão conversando

O tema deve estar relacionado com algo de seu interesse, algo que motive suas ações, algo que você queria estudar, aprender e desenvolver. Para definir o tema, você deve levar em conta as perguntas respondidas na etapa Definição do Grupo:

Quais os meus interesses? Quais as minhas aptidões? O que gostaria de aprender? O que gostaria de estudar?

Durante o desenvolvimento do projeto, o seu conhecimento sobre o assunto escolhido irá aumentar de forma significativa em função de sua atividade de pesquisa. Definir o tema a ser abordado é o primeiro passo para saber qual será o objetivo de sua pesquisa, que é a próxima etapa de nossa jornada.

Mas antes de definir o tema, precisamos esclarecer alguns pontos sobre o que é um projeto científico. Um projeto para uma feira de ciências pode ser desenvolvido utilizando duas metodologias diferentes: metodologia científica ou metodologia de engenharia. O tema em cada uma dessas metodologia é encarado de forma diferente.


Metodologia Científica

De maneira geral, na metodologia científica o estudante deve escolher um tema de seu interesse e fazer uma pergunta que possa ser testada através de procedimentos de coleta de dados e análise. Vejamos alguns exemplos de pergunta testáveis apresentados em feiras de ciências:

+ Saiba mais sobre metodologia científica

Metodologia de Engenharia

Na metodologia de engenharia, o estudante irá solucionar um determinado problema ou melhorar um processo qualquer utilizando da ciência e da tecnologia. Nesse método o estudante deve se comportar como um inventor. Vamos aos exemplos que já foram apresentados em feiras:

+ Saiba mais sobre metodologia de engenharia

Dessa forma, para definir um tema de projeto para a feira você precisa encontrar uma questão para ser respondida ou um problema para ser resolvido. Essa questão ou problema pode ser encontrada ao analisar a situação da sua escola, da sua comunidade, o seu interesse em aprender algo.

Faça perguntas como “o que me incomoda?” ou “o que posso melhorar no meu bairro?” ou “existe algo em que eu possa contribuir?” ou “qual problema quero resolver?” ou “por que isso ocorre?”.

Escolha um tema que interesse a você: relacionado a um hobby, biologia, esportes, ciências sociais, tecnologia, agricultura, etc. Algo que você queira investigar e aprender. O mais importante aqui é fazer algo que você goste e que fique motivado!

Uma boa dica para definir o problema ou questão para ser abordada no projeto é você conversar com seu orientador, outros professores, técnicos, seus pais, pessoas da comunidade, com os colegas que já fizeram projetos, visitar instituições científicas.

Outra dica que pode ajudar bastante é consultar os livros, jornais e revistas científicas, manuais de laboratório, enciclopédias e páginas verificadas da internet. Além disso, claro, livros de feiras de ciências também podem ajudar.

+ Encontre aqui todos os livros de trabalhos apresentados na Febrace.

+ Encontre aqui todos os cadernos de resumos dos trabalhos apresentados na Bragantec.

Dê uma passada na biblioteca e converse com a bibliotecária, ela irá te ajudar.

Tenha paciência e seja perseverante. A escolha do tema não é algo simples e você precisará ser paciente e não desistir. Vamos por a mão na massa?

A seguir apresentamos uma técnica muito utilizada para ajudar a se definir o tema de seu projeto: o BRAINSTORM! Convide seus colegas de grupo e combine com seu orientador para realizarem a atividade juntos. Um bom trabalho a todos!


Vamos por a mão na massa: Brainstorm!

Não são poucos os casos em que, ao vermos descobertas científicas, ficamos maravilhados e ao mesmo tempo intrigados com o quanto elas são inovadoras e incomuns. Ao contrário do que parece, as grandes ideias não surgem do nada – são fruto de um processo de reflexão evolutivo. Apesar de quando finalizadas parecerem complexas e bem elaboradas, muitas vezes, estas descobertas são resultado de ideias tidas à primeira vista como “malucas” mas que, quando desenvolvidas e aprimoradas, geraram resultados incríveis! A boa notícia é que não é necessário esperar o momento “eureca!”: uma reunião de brainstorming pode ser um bom começo!

Brainstorm (em português, tempestade de ideias) é uma técnica para estimular o surgimento de ideias criativas feita numa reunião. De forma resumida, no brainstorm os participantes são convidados a exporem, sem ficar pensando muito, as diversas sugestões que tem sobre o tema do projeto. O pilar dessa técnica é a pluralidade de ideias, sendo focado mais em quantidade, não em qualidade.

Dicas para uma sessão de brainstorm produtiva:

  1. Não bloqueie ideias. Iniciar a reunião dizendo coisas do tipo “Vamos ter boas ideias” pode fazer com o grupo sinta-se pressionado e não fale a menos que considerem algo uma “boa ideia”. Deixe seu pensamento viajar, fale o que vier a sua cabeça, mesmo que a ideia pareça boba, simples ou maluca. Normalmente, essas ideias simples podem levar a algo muito interessante.
  2. Gere grande quantidade de ideias. O objetivo da reunião é gerar muitas ideias para poder encontrar as melhores alternativas. Por isso, incentive as pessoas a terem várias ideias, a pensarem em variações destas ideias e a criarem planos alternativos. Quantas sugestões vocês conseguem gerar: 5, 25, 100?
  3. Evite tecer críticas ou comentários negativos. A regra mais importante de uma reunião de brainstorming é não censurar, criticar ou julgar a ideia das pessoas. Na prática, todos os integrantes do grupo tem autonomia para dizer qualquer coisa, até mesmo as mais absurdas. Vale lembrar que risadas, piadas, conversas paralelas ou alguns tipos olhares podem inibir as pessoas.
  4. Não comece dando exemplos. Descrever um tema já utilizado pode implantar essa ideia na cabeça do grupo, sendo mais provável que eles apresentem sugestões parecidas e nada inovadoras e criativas, como era o objetivo inicial.

Abaixo apresentamos um passo-a-passo com sugestão de tempo para cada uma das etapas. Vamos lá:

Meus parabéns! Vocês realizaram o seu primeiro brainstorm. Espero que tenham conseguido definir um tema para seu projeto da feira de ciências. O próximo passo é realizar uma pesquisa sobre o que já foi feito acerca desse tema. Mas essa é uma próxima etapa em nossa jornada: definindo caminho!


Material complementar

Você já ouviu falar em Design Thinking (DT)? Se ainda não, saiba que esta é uma abordagem capaz de organizar o processo de desenvolvimento do seu projeto e potencializar, ainda que diante de um problema complexo, suas chances de sucesso. Confira aqui um material sobre o assunto, preparado especialmente pra você!

Veja como fazer uma sessão de brainstorm com seus colegas cientistas para encontrar um tema de pesquisa:

Fonte: DreamU

Outra dica legal sobre de onde vem as grandes ideias:

Referências