Para saber mais sobre o assunto, nessa etapa o grupo deve procurar, em fontes confiáveis, informações sobre
o tema do projeto e soluções já existentes.
Onde pesquisar?
É importante buscar sempre fontes confiáveis. O grupo pode buscar na internet por:
- notícias, livros, artigos e/ou vídeos sobre o tema, para ter mais informações
sobre o problema que será resolvido;
- artigos científicos sobre soluções já apresentadas;
- projetos já apresentados em feiras de ciência;
- entre outros.
Dois pontos são muito importantes nessa etapa:
- obter informações confiáveis: procure informações em veículos informativos considerados confiáveis,
revistas e congressos científicos conhecidos, páginas de instituições de pesquisa ou ensino;
- organizar toda a informação de forma que seja possível indicar, futuramente,
qual foi a fonte de determinada informação.
Cuidado com plágio
Evite plágio! O plágio acontece quando alguém usa informações obtidas em algum material (notícia,
artigo e/ou vídeo) sem dar o devido crédito a quem realmente criou aquela informação ou aqueles dados.
Plágio é considerado crime!
Veja aqui mais informações sobre plágio.
Isso não significa que não é possível usar informações e dados de outras fontes, porém, é
imprescindível referenciá-las, ou seja, dizer quem é a fonte original daqueles dados ou informações.
Saiba como fazer referência em seu projeto aqui.
Você pode se perguntar: e se eu encontrar outro projeto que fez exatamente o que eu queria fazer? Isso é ruim?
A resposta é não!. Na verdade, isso é ótimo, pois mostra que a sua ideia é tão boa que outro grupo
já pensou nela antes! Você pode, então, analisar a fundo a solução proposta por esse outro trabalho e tentar melhorá-la
ou iniciar sua solução a partir da solução encontrada. Lembre-se sempre de usar o trabalho encontrado como referência para seu.
Diário de bordo
É muito importante que o Jovem Cientista registre tudo que ele realiza e descobre durante o desenvolvimento do
projeto científico. Esse registro deve ocorrer a todo momento, desde as primeiras etapas da definição do tema
do projeto até durante as apresentações nas feiras de ciências. Para isso vocês devem criar um Diário de Bordo.
O Diário de Bordo pode ser um caderno ou pasta (virtual ou físico) onde datas, locais, descobertas,
indagações, conversas, decisões, investigações, entrevistas, testes, reuniões, conclusões, resultados e
análises são registrados detalhadamente, em ordem cronológica, durante todas as etapas envolvidas no
desenvolvimento do projeto. Ele deve ser utilizado a todo momento para se fazer anotações sobre o que está
acontecendo com o seu projeto. Normalmente, o Diário de Bordo é apresentado nas feiras e constitui importante
item de avaliação. Veja aqui mais informações sobre o Diário de Bordo.
Mão na massa
Vamos começar o nosso Diário de Bordo. Escolha um caderno, pasta, bloco de notas ou mesmo alguma
forma virtual (blog, planilha virtual) para ser seu diário.
Durante sua pesquisa sobre o assunto, anote suas descobertas, conversas, soluções, etc.
Não se esqueça de detalhar o que está anotando. O Diário será uma fonte de recuperação de informações que
será utilizado durante todo o projeto.
Vamos ouvir dicas de Jovens Cientistas?
As alunas Laura Chaile e Rebeca Molieri Barbosa, que desenvolveram em 2017 o projeto
Elementar - o clube periódico,
premiado na Bragantec e no Cotuca, deixaram algumas dicas sobre diário de bordo:
Bem, agora que você já sabe o que já existe sobre o tema escolhido, como você pode contribuir?
No que a sua pesquisa pode colaborar para o desenvolvimento científico nesta área? As respostas a estas perguntas,
te ajudam a justificar o seu projeto e a eleger os objetivos da sua pesquisa! Vamos para a próxima etapa! 😀
Referências