Feira Virtual > Informática

Categoria: Informática



Percepção de Estudantes de Ensino Médio e Universitários de Instituições Públicas sobre Imagens Manipuladas por IA em Diferentes Contextos

yasmin alves novaes

evellyn costa conceição

thiago schumacher barcelos - orientador(a)


Contato: -

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Guarulho

foto enviada pelo grupo

Resumo. A manipulação de imagens é uma prática antiga na história da fotografia que se intensificou com o lançamento de softwares como o Adobe Photoshop na década de 90, tornando-se mais acessível e difundida. No século XXI, a inteligência artificial (IA) revolucionou ainda mais essa área por meio do desenvolvimento das Redes Neurais Generativas Adversariais, introduzidas por Ian Goodfellow e outros pesquisadores da Universidade de Montreal, em 2014, que permitem a criação de imagens extremamente realistas a partir de grandes conjuntos de dados. Diante deste cenário, esta pesquisa visa investigar a percepção de estudantes do ensino médio e universitários de instituições públicas em relação às imagens geradas por IA. A dificuldade em distinguir entre fotografias e imagens geradas por IA, juntamente com as implicações éticas e sociais associadas, motivou a necessidade de compreender como os estudantes, grandes consumidores de redes sociais e em constante contato com informações visuais, percebem esses fatores. A metodologia combina métodos quantitativos e qualitativos, incluindo pesquisa bibliográfica, um questionário com perguntas objetivas e dissertativas, e identificação de imagens, em que os participantes serão expostos a conjuntos de imagens reais e manipuladas por IA para determinar se cada uma é fotografia ou foi feita por IA generativa. Este estudo evidencia a dificuldade dos participantes em identificá-las e a crescente desconfiança em relação à autenticidade das informações visuais. A falta de diretrizes claras e o elevado realismo das imagens criadas por IA foram apontados como os principais desafios, especialmente em contextos de redes sociais e política.


Palavras-chave: IA generativa; imagens; percepção visual.

Veja mais