Promovendo a Inclusão: Educação de Qualidade para adolescentes do Ensino Médio com TDAH
lucas siqueira silva
pablo henrique de lima santos
rita de cássia moreno barbosa - orientador(a)
Contato: lara.i@aluno.ifsp.edu.br
Instituto Federal de São Paulo Campus Guarulhos

Resumo. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem crescido em relevância nas mídias e pesquisas acadêmicas, com um aumento significativo nos diagnósticos nas últimas décadas. Caracterizado por desatenção, impulsividade e hiperatividade, o TDAH frequentemente persiste na vida adulta. Este estudo visa compreender as conexões entre estudantes com TDAH e as estratégias pedagógicas adotadas pelas escolas, buscando identificar fatores que influenciam seus desempenhos acadêmicos. Observando a estigmatização e estereótipos enfrentados por esses alunos no ambiente escolar, esta pesquisa destaca a necessidade de superar preconceitos e promover uma educação inclusiva. A Associação Brasileira do Déficit de Atenção estima que cerca de 2 milhões de estudantes no Brasil enfrentam transtornos de aprendizagem e/ou TDAH. Esse projeto busca contribuir para a conscientização e formação de instituições escolares, promovendo uma educação mais democrática. Além disso, propõe o desenvolvimento de uma plataforma digital informativa em apoio à causa, oferecendo recursos sobre direitos, profissionais especializados, entre outras informações relevantes. Destaca-se também, a necessidade de desmistificar o TDAH, combatendo o desconhecimento sobre seus fatores desencadeadores, ressaltando que o TDAH é um transtorno neurobiológico, e não resultado de disciplina insuficiente, como normalmente é visto pela sociedade. Os métodos de pesquisa incluem entrevistas com a equipe sociopedagógica do IFSP Campus Guarulhos, uma investigação sobre a formação de professores para lidar com o TDAH e revisão bibliográfica. Pretende-se explorar escolas próximas para compreender suas abordagens em relação aos alunos com TDAH. A pesquisa busca propor abordagens mais eficazes. Destaca-se a importância da conscientização para uma compreensão mais ampla, visando melhorar a qualidade de vida acadêmica e social dos indivíduos com TDAH. O projeto visa impactar positivamente a sociedade, promovendo uma educação mais inclusiva e informada.
Palavras-chave: TDAH; Educação ; Inclusão .
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