Conexão Familiar
bárbara de camargo inácio
ana paula do prado oliveira
luiz henrique moreira couto de paula
clara moreira senne - orientador(a)
josé ferraz neto - coorientador(a)
Contato: barbara.camargo@aluno.ifsp.edu.br
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus C

Resumo.
O projeto Conexão Familiar é um site informativo destinado a responsáveis de crianças atípicas, ajudando-os a compreender melhor seus filhos. A plataforma organiza diversas deficiências em categorias: físicas, sensoriais, intelectuais e neurodivergentes, oferecendo descrições detalhadas sobre cada uma. Além disso, conta com um chat em tempo real onde pais de crianças com essas condições podem interagir e trocar experiências. O objetivo principal é fornecer informações detalhadas e promover a interação entre pais que compartilham vivências semelhantes, reduzindo o isolamento frequentemente enfrentado por esses responsáveis.
Para a execução do projeto, utilizamos o método científico, nesse caso, o método hipotético-dedutivo, que permite testar uma solução específica, no caso a plataforma online, de forma rigorosa e sistemática, envolvendo assim o levantamento e análise de dados, avaliação de impacto e melhoria contínua. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva. Na fase exploratória, identificamos os problemas e desafios enfrentados pelos pais de crianças atípicas. A parte descritiva permite detalhar e compreender as dinâmicas de interação e suporte dentro do grupo.
A interação proporcionada pelo chat é fundamental para que os pais possam compartilhar estratégias e conselhos, criando uma rede de apoio que contribui para a melhoria da qualidade de vida de suas famílias. Além do chat, o site oferece informações importantes, ampliando o conhecimento dos pais sobre as condições de seus filhos.
Em suma, com uma abordagem focada no apoio mútuo, o projeto busca criar uma comunidade inclusiva e solidária, onde todos possam aprender e crescer juntos. O Conexão Familiar espera transformar a experiência de cuidar de crianças atípicas em uma jornada mais informada, conectada e colaborativa.
Palavras-chave: Apoio mútuo; Comunicação; Conexão emocional.
Veja mais


