Comparação do Desempenho de Estudantes no Aprendizado de Programação: Métodos Tradicionais versus Métodos com Inteligências Artificiais
lucas silvestre botter
arthur barbutti de assis
gabriel marcilio menon
diogo pelaes franco pereira - orientador(a)
Contato: lucasbotter08@gmail.com
CEMEP - Centro Municipal de Ensino Profissionalizante Osmar Passarelli Silveira

Resumo. Esta pesquisa tem como objetivo comparar o desempenho de alunos no aprendizado utilizando IA´s (inteligências artificiais) em relação ao método tradicional de ensino, a fim de verificar a eficiência das novas tecnologias educacionais. Neste projeto dois grupos serão separados para comparar o desempenho dos mesmos no aprendizado da linguagem de programação “Rust”, sendo em um, utilizado o método tradicional (com apostilas e aulas expositiva presenciais) e no outro, utilizando IA ?s (inteligências artificiais), sendo que em ambos serão aplicadas atividade ao final das sessões, resolução de problemas curtos e um projeto prático. Ao final da trajetória de aprendizado dos dois grupos, será aplicada uma prova objetiva imediatamente após a conclusão e uma outra prova mista uma semana após a conclusão, e os resultados serão analisados cuidadosamente. Essa pesquisa foi inspirada em um artigo publicado por uma equipe de estudantes de doutorado na Universidade Cornell, motivada pela necessidade de entender os impactos que as Inteligências Artificiais (IA ?s) causariam no aprendizado, principalmente na área de Programação, aplicado à realidade da nossa escola técnica. O estudo será realizado por 3 estudantes de informática da escola técnica CEMEP (Centro Municipal de Ensino Profissionalizante Osmar Passarelli Silveira) e os participantes do estudo também serão estudantes da mesma instituição, que se encontram no 1º ano do ensino técnico.
Palavras-chave: Ensino; Programação; IA.
Veja mais


