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Categoria: Ciências Humanas e Linguagens



PoliScientia: educando adolescentes para a democracia por meio da Gamificação

giovana da cunha almeida

adriano henriques machado - orientador(a)

talita de paula cypriano de souza - coorientador(a)


Contato: gicalmeidaa@gmail.com

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Bragança

foto enviada pelo grupo

Resumo. O presente projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma que será utilizada nas escolas, possuindo como principais ferramentas a criação de salas virtuais de aprendizado e um jogo, que visa ampliar os conhecimentos acerca dos conceitos sobre cidadania e a organização e funcionamento das instituições políticas brasileiras, para ser utilizado nas escolas de ensino fundamental e médio, considerando como público-alvo adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. A partir da análise de diferentes pesquisas sobre o assunto, foi detectado que existe um percentual de pessoas que possuem um desconhecimento acerca de conceitos políticos e do próprio funcionamento das instituições político-democráticas do país, sendo esse um dos motivos pelos quais uma parcela significativa da população não desenvolve o interesse por questões políticas. Tal constatação demonstra a necessidade de desenvolver este jogo, visto que o conhecimento sobre política é fundamental para o exercício da cidadania plena, além de contribuir para uma visão mais crítica sobre diversos temas em nossa sociedade atual, para a qual se torna necessário e imprescindível o ensino sobre os conceitos e as instituições políticas do país nas escolas durante a formação básica dos estudantes. Desse modo, foi escolhido como abordagem do assunto a Gamificação, que vem se mostrando cada vez mais eficaz como auxiliar no ensino quando aplicada à educação de diferentes áreas. Com o projeto ainda em desenvolvimento, foi elaborado o escopo, organização e temas que serão abordados na ferramenta gamificada, prezando pela escolha de fontes e informações essenciais e verídicas para a formação do indivíduo como cidadão pleno.


Palavras-chave: Política; Jogo; Educação.

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