Feira Virtual > Ciências da Natureza e Exatas

Categoria: Ciências da Natureza e Exatas



Mobiliário de Plástico Reciclado

frederico nascimento diehl

matheus benetollo fernandes calheiros ribeiro ferreira

matheus barbosa batista

joana mello ribeiro ruocco - orientador(a)

nathália de souza domingues reis - coorientador(a)


Contato: -

Escola Vera Cruz

foto enviada pelo grupo

Resumo. Mundialmente tem-se observado um crescente uso de plástico, principalmente para a produção de embalagens que, na grande maioria das vezes, são utilizadas uma única vez e depois descartadas. Esse enorme descarte de plástico tem se revelado um grande problema ambiental, o que torna urgente um melhor gerenciamento dos resíduos sólidos.

O presente projeto foi elaborado com o objetivo reduzir a quantidade de resíduos plásticos, a partir da reciclagem de plástico para a produção de placas que possam ser usadas na construção de mobiliário.

O tipo de plástico utilizado será o polipropileno, ou PP, um material barato, versátil, resistente e flexionável. Também é muito seguro de ser manuseado, pois é atóxico e sua temperatura de fusão, 160°C, não é tão elevada, podendo ser alcançada facilmente com o uso de qualquer tipo de forno, o que permitiria a moldagem do poliproleno em placas.

Além dessas características, o polipropileno era o material dos copos plásticos descartáveis que eram usados na escola. Uma quantidade de copos muito grande era descartada diariamente, o que tornava evidente a necessidade de se dar um melhor destino para esse resíduo.

Sendo assim, o projeto propõe a reciclagem dos copinhos plásticos usados na escola para a produção das placas, assim reduzindo a quantidade de plástico descartada na escola. Foram elaborados três protocolos para aquecer e moldar o plástico dos copos em placas, usando diferentes técnicas de prensagem. Como resultado do último experimento, foi obtida uma placa de Massa:147,9 g com 21,4cm de largura, 18,6cm de altura e 0,5 cm de espessura. Ainda são necessários novos testes, mas com esse resultado, pareceu viável o uso desse método para a elaboração de placas que possam ser usadas em mobiliários simples, como pequenas prateleiras.


Palavras-chave: plástico; reciclagem; mobiliário.

Veja mais