MAPEAMENTO DE AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DE CLUBES DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS LOCALIZADAS NA REGIÃO DE BARRETOS
yasmin dantes guimarães
fernanda ribas oliveira de araÚjo
silvia ainara cardoso agibert - orientador(a)
Contato: yg432122@gmail.com
Instituto Federal de Edução, Ciencia e Tecnologia de São Paulo- Campus Barretos

Resumo. Clubes de Ciências são espaços de educação não formal que permitem uma abordagem interdisciplinar, fundamentada no protagonismo estudantil investigativo, com ênfase na experimentação, para o ensino de ciências. Esta estratégia pedagógica oportuniza aos participantes o acesso à linguagem científica e ao seu desenvolvimento, instigando-os a significar o que aprendem ao estabelecer conexões entre seus conhecimentos prévios para construção de novos, transpondo o conhecimento intuitivo ao científico. A trajetória teórica produzida a partir de uma revisão de literatura a partir de artigos científicos publicados no portal de periódicos CAPES (https://www.periodicos.capes.gov.br) utilizando as palavras chaves “clube de ciências”, “alfabetização científica”, “letramento científico”, “ensino de ciências” e “prática educativa”, permitiu evidenciar a importância do mapeamento proposto e a elaboração do roteiro para coleta de dados. Este roteiro de coleta de dados será utilizado no estudo de análise documental qualitativa, para identificar e discutir os desafios, as oportunidades e as perspectivas relacionadas à implementação de Clubes de Ciências em escolas públicas da Estância Turística de Barretos, município do interior do estado de São Paulo, com vistas à superação das limitações observadas nos espaços de educação formal, de modo a contribuir para a motivação e o interesse dos estudantes, melhorando seus níveis de aprendizagem.
Palavras-chave: Clube de ciências; Educação básica; Ensino de ciências.
Veja mais


