Prêmio: Tecnologias Assistivas
MIR - MEDIDOR INCLUSIVO DE RESISTORES
joão gabriel dos santos loureiro
gabriel amoras coelho
edson anício duarte - orientador(a)
joão alexandre bortoloti - coorientador(a)
IFSP - Campinas | Campinas - SP
Resumo. Do total da população brasileira, 23,9% (45,6 milhões de pessoas) declararam ter algum tipo de deficiência. Entre as deficiências declaradas, a mais comum foi a visual, atingindo 3,5% da população, além de que a procura de cursos superiores e técnicos na área de eletrônica e de eletroeletrônica tem tido um crescimento exponencial, devido ao aumentou do número de empregados no setor de 234,5 mil em 2019 para 248,1 mil no final de 2020, representando elevação de 6%, ou seja, incremento de 13,7 mil trabalhadores. Baseado neste contexto foi decidido o desenvolvimento de um protótipo de tecnologia educacional onde a sua função principal é detectar e medir os resistores, a fim de que seja inclusivo para as pessoas que possuem daltonismo ou baixa visão. Com isso em mente iremos melhorar o protótipo para uso em bancada utilizando-se de uma fonte de 9V e para o auxílio das pessoas que possuem o daltonismo ou baixa visão, vai ter uma parte programada utilizando-se de um micro controlador, que ao colocar o resistor na entrada analógica vai detectar e medir os valores do mesmo, transferindo os dados para um Display Lcd e para um módulo MP3, onde a sua principal função é ativar o alto-falante, que vai reproduzir o valor nominal do mesmo. No final se espera que, ao terminar a produção desse protótipo o mesmo possa ser testado em campo e um grande auxílio para o aprendizado dos alunos com deficiências visuais.
Palavras-chave: Inclusão, Deficiências Visuais, Tecnologia Educacional.