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figura de medalhaPrêmio: 1º LUGAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EXATAS | 1º LUGAR GERAL (VAGA FEBRACE)

SmartLab: Uso de imagens digitais adquiridas com câmeras de smartphone em análises químicas

yasmin kaline de carvalho silva

geovani porto de deus

hanna vitória de oliveira silva

raíssa vanessa de oliveira silva - orientador(a)

daniel lucas de dantas freitas - coorientador(a)


IFRN | Natal - RN

foto enviada pelo grupo

Resumo. Os recentes avanços tecnológicos possibilitaram à área de Química Analítica realizar análises sofisticadas e com uma grande quantidade de informação. Nesse contexto, surge a possibilidade de empregar análises eficientes, de baixo custo, acessíveis e com mínimo uso de reagentes. Diante disso, este trabalho objetiva a criação de uma metodologia que utiliza imagens digitais adquiridas com câmera de smartphone para realizar análises químicas de diversos tipos que possam ser usadas tanto como método de ensino interdisciplinar, quanto na indústria e laboratórios. Com esse propósito, realizou-se dois experimentos, no qual determinou-se adulterações em vinho e mediu-se valores de pH de soluções caseiras e tampão com uso de extrato de antocianina retirada do repolho roxo. Utilizou-se os métodos de calibração multivariada Mínimos Quadrados Parciais (PLS), Regressão Linear Múltipla (MLR) e técnicas quimiométricas para processamento dos dados. Para facilitar a aplicação, fez-se o protótipo de uma interface e aplicativo que automatizam a realização das análises. Obteve-se resultados satisfatórios de linearidade e de coeficientes de determinação R² ? 0,97 em todos os experimentos, observando a eficácia dos algoritmos PLS e MLR. Assim, mostrou-se o potencial do uso de imagens digitais na aquisição de dados tanto para a análise química, como metodologia no ensino de Química interdisciplinar. Além disso, percebeu-se que a sua utilização apresenta vantagens como baixo custo, portabilidade e versatilidade, além de ter o potencial de ser aplicada no monitoramento de alimentos, análises forenses e ambientais.


Palavras-chave: Imagens Digitais, Quimiometria, Metodologia Educacional.