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figura de medalhaPrêmio: 2º LUGAR NA ÁREA DE ENGENHARIAS

Célula 3D com Tecnologia RFID Aplicada ao Ensino Médio - Fase 2

camila dos santos oliveira

endriely peres fernandes

noah serrati moreno

edson anicio duarte - orientador(a)

joão alexandre bortoloti - coorientador(a)


Contato: camila.santos.oliveira84@gmail.com

IFSP - Câmpus Campinas | CAMPINAS - SP

foto enviada pelo grupo

Resumo. ste trabalho apresenta o desenvolvimento de um kit de citologia de célula animal, composta por sua membrana plasmática, núcleo, mitocôndria, lisossomo, centríolo, complexo de Golgi e retículo endoplasmático rugoso e liso. A célula eucariótica, encontrada nos animais, é formada por diversas organelas membranosas e estruturas diminutas, quando estudadas por meio de imagens ou microscópios e outras ferramentas educacionais, facilitam o entendimento dos estudantes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz obrigatório o ensino de biologia e seus conhecimentos, dentre esses a citologia, o que torna o projeto de extrema importância quando analisado o Censo Escolar de 2019 do órgão INEP, que mostra a existência de 180.610 escolas de educação básica no país, sendo 28.860 (16,0%) de ensino médio. Esse kit é um modelo didático 3D que utiliza um microcontrolador da plataforma Arduino, um sistema de reconhecimento RFID em cada organela impressa em uma impressora 3D e uma saída de som. As organelas impressas possuem um adesivo RFID em sua extremidade que uma vez reconhecida pelo sistema, será pronunciada uma breve explicação sobre suas funções. Como complemento foi inserido a impressão em braile no corpo da organela, aumentando a inclusão de estudantes cegos e de baixa visão, além de facilitar o entendimento de todos os alunos conforme as diretrizes do Desenho Universal. O projeto está finalizado e operacional. 


Palavras-chave: Acessibilidade, educação, Kit didático.