Prêmio: 3º Lugar na área de Engenharias
Célula 3D com Tecnologia RFID Aplicada ao Ensino Médio
camila dos santos oliveira
endriely peres fernandes
noah serrati moreno
edson anício duarte - orientador(a)
joãooo alxandre bortoloti - coorientador(a)
IFSP - Campus Campinas | Campinas - SP
Resumo. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um kit de citologia, composta por sua membrana plasmática, núcleo, mitocôndria, lisossomo, ribossomo, complexo de Golgi, retículo endoplasmático rugoso e liso. A célula eucariótica, encontrada nos animais, é formada por diversas organelas membranosas e estruturas diminutas, estudadas por meio de imagens ou microscópios e outras ferramentas educacionais que facilitem o entendimento dos estudantes acerca da matéria proposta. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz obrigatório o ensino de biologia e seus conhecimentos, dentre esses a citologia, no ensino médio, o que torna o projeto de extrema importância quando analisado o Censo Escolar de 2019 do órgão INEP, que mostra a existência de 180.610 escolas de educação básica no país, sendo 28.860 (16,0%) de ensino médio. Este kit é um modelo didático 3D, utilizando microcontrolador da plataforma Arduino, um sistema de reconhecimento RFID com saída de som e impressora 3D para potencializar o processo de ensino aprendizagem em citologia, todas as organelas tem uma TAG RFID interna. Após o reconhecimento de cada organela, será pronunciada uma breve explicação sobre suas principais funções. Como complemento será inserida a impressão em braille no corpo da organela, aumentando a inclusão de estudantes cegos e de baixa visão, permitindo o acesso a esta tecnologia por todos conforme diretrizes do Desenho Universal.
Palavras-chave: Acessibilidade Citologia Kit Didático.