Feira Virtual > > 204019

figura de medalhaPrêmio: Prêmio Empreendedorismo

O uso de plataformas digitais para auxiliar pessoas portadoras de doenças crônicas a obter e organizar seus remédios

carolina moraes quiterio

vitor hugo risso da silva

mishelle sousa silva

andréia cristina souza - orientador(a)


Contato: farmaon2020@gmail.com

Colégio Técnico de Campinas da Unicamp – COTUCA | Campinas - SP

foto enviada pelo grupo

Resumo. Portadores de doenças crônicas, consideradas como fator de risco para a covid-19, precisam fazer uso contínuo de remédios para que respondam à enfermidade e tenham uma vida normal. Mas, sair de casa para ir à farmácia comprar esses remédios é um risco de infecção pelo coronavírus que nesses casos pode trazer sérias complicações, e, depender de outras pessoas, como vizinhos e familiares para realização desta tarefa pode gerar problemas e atrasos. Além disso, estudos apontam que existe uma baixa adesão ao tratamento farmacológico dessas doenças no Brasil, pois, muitas vezes os pacientes se esquecem dos horários. Diante deste cenário este projeto consiste no estudo do uso de plataformas digitais para auxiliar pessoas portadoras de doenças crônicas no consumo de medicamentos de uso contínuo em sua rotina. O objetivo do estudo é alcançar uma maior adesão a tratamentos farmacológicos dos portadores de doenças crônicas e auxiliar os mesmos a manter boas condições de saúde. Para isso, foi criado um protótipo mobile que possibilita maior acessibilidade a compra e ao recebimento de medicamentos de forma online para que os clientes não precisem ir à loja para obter informações ou adquirir produtos, a aplicação possibilita também o acompanhamento da tomada dos mesmos através de notificações diárias e lembretes. A validação da plataforma foi feita através de análises de caso de uso durante a apresentação do protótipo a potenciais usuários e farmacêuticos, observando a interação entre eles e buscando entender o nível de aceitação e adaptação dos entrevistados a plataforma. 80% das farmácias entrevistadas afirmaram que o aplicativo seria útil para o estabelecimento e 76% dos usuários tiveram uma experiência positiva com o app. Conclui-se que o maior desafio no desenvolvimento do estudo é com relação ao desenvolvimento de uma plataforma de fácil entendimento já que o público alvo é, em grande parte, composto por pessoas com pouca afinidade com tecnologia.


Palavras-chave: Doença crônica, aplicativo, acessibilidade.